Mídia- Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis.
Comentário sobre o texto escrito por Silvio Pereira da Costa.
“Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, estas técnicas modificam o próprio ser humano.” (BELLONI, 2005, p.17).
Segundo Silvio temos que refletir sobre o uso dos meios de comunicação em nosso cotidiano, para que possamos apropriar deles de forma criativa e crítica, para que tenhamos consciência da escolha e da necessidade das mídias em nossa vida.
Hoje, a “alfabetização/letramento nas mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de alfabetização/letramento em relação aos textos impressos.” (BUCKINGHAM, 2003, p.4).
A parceria entre a educação e as TICs deve se dar em níveis comuns como objeto de estudo e ferramenta pedagógica.
De acordo com a pesquisa de campo realizada por Silvio, na primeira etapa buscou dados gerais sobre o uso das mídias nas escolas. Teve retorno de 83 escolas das 118 existentes e as informações vieram da direção ou coordenação. Escolheu três escolas, uma de cada rede: municipal, estadual e particular de Florianópolis, todas usam TV, DVD ou videocassete, o uso principal está relacionado a objetivos didáticos e pedagógicos e também lúdicos e morais. Na maioria das escolas quando se fala em mídia associa-se de imediato ao pc. Em algumas escolas havia um trabalho de produção de vídeos para a apresentação de trabalhos e projetos por parte dos professores e alunos, em outras os professores filmam os alunos em atividade para registro e algumas filmam os alunos para trabalhar dificuldades como gagueira, timidez e postura.
Na pesquisa também foi constatado o uso do rádio onde os tipos de músicas ouvidas no recreio constituem um dos problemas de brigas entre alunos X alunos, alunos X direção e verificou-se que seu uso não era para apoio pedagógico e nem tão pouco para reflexão sobre o consumo (propagandas) apenas para “diversão”. A maioria das escolas têm salas com computadores e acesso a internet, algumas salas são pequenas e a maior parte dos professores demonstra medo em trabalhar sozinhos com os alunos por não serem capacitados e reconhecem que seus alunos sabem mais sobre as ferramentas usadas como mídia do que eles, necessitaria de um professor com domínio teórico da relação educação e comunicação e apresentam muita resistência ao uso do sistema Linux. A forma mais comum de produção de trabalhos é a digitação e a formatação de textos. Algumas escolas usam os pcs para a produção de blogs, sites, jornais, panfletos e livros ( impressos ou virtuais) bem como programas de áudio e vídeo.
Silvio concluiu em sua pesquisa de campo que não há mídia que não possa ser usada na escola e que existem condições para o uso da mídia inserida no currículo na maioria das escolas o que deixa a desejar é a formação adequada ou suficiente para dominarem o uso das mídias, uns possuem conhecimento mais limitado que os alunos. Existe material, mas não tem mão de obra qualificada e disponível.
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