domingo, 13 de novembro de 2011

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

O conteúdo desenvolvido no nosso projeto está inserido no currículo formal da escola no contexto higiene e saúde.Estamos ainda desenvolvendo o projeto e no decorrer poderemos observar os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos se estão ou não previstos no currículo. Com certeza a introdução do uso de tecnologia no currículo os alunos aprenderão mais e melhor.

Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1), em sentido amplo o currículo escolarabrange todas as experiências escolares. Vejamos algumas definições de currículo queaparecem nessa obra:É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola(Jameson-Hicks).São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidadeprópria (Ragan).São todas as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas emdeterminado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitosimportantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.Plano de estudos é a lista de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou anoescolar, com indicação do tempo de cada uma, expressa geralmente em horas e semanas.Programa de ensino é a "relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do planode estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentosdesejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento do programa eoutras instruções metodológicas" (OEA-UNESCO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário