sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Comentário sobre a entrevista de Ladislau Dowbor- Educação e tecnologia

A densidade de conhecimento em todas as áreas está aumentando.Mas de onde vem essas informações? Não somente da escola, a TV é um meio de informação rápida e que atinge a um grande número de pessoas ao mesmo tempo, se fosse  usada com inteligência, daríamos um grande salto na cultura e seria fenomenal, pois mais de 92% das casas em nosso país possuem um aparelho de TV.
A maioria dos professores tem dificuldade em entender e manusear as novas tecnologias. O volume de informações se tornou imenso, o problema é selecionar as informações. Dowbor fez uma citação de um pensador do século XVI que se pode aplicar nos dias de hoje :" A cabeça não tem que ser cheia, tem que ser bem feita".
A escola deve trabalhar mais o acesso as informações. Vivemos o processo de ficar atrasados em relação as novas tecnologias, fazer um requilibramento educacional, temos que continuar a educação existente e não procurar novos modelos, mas todos devem ter acesso em qualquer idade para poder interagir entre trabalho e escola. O ensino tem que ser prático, o aluno tem que visitar, conhecer locais como hospitais, farmácias, laboratórios, escritórios, para que possa ajudá-lo na escolha de sua profissão.

Professor pesquisador e reflexivo

O professor deve ser reflexivo para que sempre esteja analisando sua prática pedagógica aplicada em sala de aula, ao ser reflexivo também é pesquisador.
A formação continuada é um dos meios que ajudam o professor a ser reflexivo e pesquisador.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ampliando conhecimentos

Estou mais uma vez tentando ampliar meus conhecimentos em relação as novas tecnologias digitais. Gosto de aprender mais sobre as ferramentas que posso utilizar para melhorar tanto no pessoal como no profissional.Esse curso das Tecnologias na Educação, ensinando e aprendento com as TIC está muito interessante e a tutora é tranquila e segura do que nos tem que ensinar.